A principal motivação em usar TODOS intens de segurança exigidos com obrigatoriedade pelo Código Nacional de Trânsito não é a de pensar si prórpio, como muitos não o fazem, é a de pensar nos outros.
Tem filhos? Imagine-os órfãos. Tem mãe? Pense no desespero dela não tendo mais você por perto.
Mas se nada disso é suficiente para você andar na linha, tenha pena do seu bolso. Afinal, toda infração de trânsito é passível de multa. Agora, se você está convencido de que vale a pena cumprir a lei, fique atento aos itens obrigatórios para mantê-lo mais seguro no exercício do seu trabalho, ou simplesmente quando utiliza a moto para lazer.
Veja, a seguir, quais são eles.
CAPACETE
Existe uma regulamentação Federal específica sobre o capacete. Este item tem como finalidade básica proteger a cabeça do piloto contra impactos. Para isso, a estrutura dos capacetes amortece as ondas de choque, evitando que elas alcancem o cérebro.
Se liga! Todo capacete precisa ter um selo de aprovação do Inmetro e da Associação dos Fabricantes de Capacetes.
JAQUETA E CALÇA
Além da proteção básica para a pele no caso de queda e atrito com o solo, as jaquetas também são importantes aliadas contra as variáveis de temperatura (numa moto em movimento a temperatura cai 10º em média).
A jaqueta atua como um eficiente isolante térmico, regulando a temperatura constante. Existem as jaquetas de nylon, couro e agora há tecidos mais modernos ainda, que deixam o calor sair sem que o frio entre.
LUVAS
Não é frescura! Quando o piloto é projetado da moto a primeira reação é colocar as mãos à frente, protegendo o corpo e o rosto. É uma reação instintiva. E é exatamente esse primeiro impacto que muitas vezes determina a gravidade do acidente. Mas não adianta ser luva de tecido. Precisa ter proteções plásticas ou metálicas. As de borracha também já são um bom começo.
Cair sem luvas, por mais leve que seja a queda, pode trazer sérios prejuízos à musculatura, com conseqüentes perdas de movimento e força nas mãos.
SAPATOS OU BOTAS
Protegem contra possíveis queimaduras causadas pelo calor do escapamento e do motor. Há outra situação interessante.
É comum o piloto apoiar os pés no chão durante os trajetos, seja por desequilíbrio ou em uma parada. Nessas horas, todo o peso do corpo e da moto é transferido para eles. Se o calçado não passar confiança e estabilidade ao piloto, essa operação pode ser prejudicada.
ADESIVOS REFLETORES
Embora elas já venham de fábrica com seus refletores, quando a moto é adaptada para uso profissional passa a ser obrigatória a colocação de um adesivo refletor também no baú. Isso facilita a visualização do veículo, especialmente à noite.
No mais, é importante que a moto esteja em perfeitas condições de uso, com todos os itens de sinalização funcionando. Lembrar que o protetor de escapamento, que também vem de fábrica em vários modelos, mas muitos insistem em retirá-lo da moto, é outro equipamento obrigatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário