Temperaturas elevadas provocam aumento da sudorese principalmente em quem usa capacete, devendo se ter uma maior higiene com este item. Pois um capacete sujo é um proliferador de doenças de pele, como as micoses e muitas das doenças respiratórias.
Segundo médicos e fabricantes o ideal é lavaá-lo ao menos uma vez por semana, podendo aumentar essa frequência com o uso diário. Porém não é uma prática tão simples assim, pois um mau uso de produtos de limpeza pode danificar os materiais do capacete que são responsáveis pela segurança e acabar estragando. Além de ser indicado o não compartilhamento de capacetes entre pessoas, mesmo que sejam conhecidos ou até da mesma casa. Há uma grande variedade de bactérias que são transmitidas em capacetes.
Use sempre detergente neutro, pois ele não danifica os tecidos muito menos os materiais que constituem os capacetes na parte interna. Hoje, uma das maiores facilidades é o sucesso dos capacetes com o forro interno removível, uma verdadeira 'mão na roda' na hora da limpeza.
FAZENDO A FAXINA
Caso o capacete seja de forro interno removível, fica tudo mais fácil, bastando apenas destacar o forro como nas imagens e lavar com sabão neutro e depois do enxágue secar a sombra, pois se posto para secar ao sol muitas das propriedades dos meterias do acessório podem ser danificadas, perdendo assim a capacidade protetora. Já se for de forro fixo, usa-se um pano limpo e úmido com detergente neutro, passar nas camadas internas e depois deixar seca também a sombra.
Se for daqueles que pode contar com máquina lavadora, opte por uma lavagem delicada para que não danifique os tecidos.
Nunca use o sistema de imersão para lavar o capacete, muito menos jogue água dentro, pois assim a úmidade poderá atingir regiões de difícl secagem, danificando parte metálicas por exemplo.
O casco e viseiras podem ser polidos com um material adequado para lustrar veículos normalmente.
LEMBRANDO
Proceda a troca reguar de seus capacetes como manda o fabricante, mesmo que ainda esteja "novinho", algo difícil num período de 3 a 5 anos de uso, não esqueça, cuide, lave e assim PRESERVE-SE, pois não somos tartarugas que vivem muito porque já vêm com capacete no corpo todo. Pois você não vai querer rodar pelas estradas e ruas com um capacete assim...